Participação da MoRENet na SC Conference Series 2019 (SC19) em Denver

Entre os dias 17 e 22 de Novembro, em representação da equipa de Computação de Alto Desempenho - HPC de Moçambique, a engenheira Vitalina Morais Baptista, deslocou-se a cidade de Denver em Colorado nos Estados Unidos da América com o objectivo de participar da conferência sobre Computação de Alto desempenho denominada SC Conference Series (SC19).

Desde 2018 que a MoRENet possui o serviço de computação de Alto Desempenho, e foi através de uma doação feita pela CHPC da África do Sul no mesmo ano que disponibilizou dois computadores HPC . O primeiro computador ( Ecosystem – T430) foi recebido em Maio e está operacional no NOC da MoRENet no Parque de Ciencia e Tecnologia de Maluana sendo que  o segundo computador ( STAMPEDE) foi recebido no final do mês de Novembro do ano 2018 e está funcionando no Centro de Dados do Governo em Maluana.

Imagem. Baledeamento do equipamento Stampede para o centro de Dados de Maluana

A computação de alto desempenho (HPC) é um ramo que se ocupa de tarefas científicas e de engenharia, de modelação e simulação tão exigentes em termos de computação que os cálculos não podem ser realizados por computadores de uso comum dai que as máquinas utilizadas na HPC são frequentemente denominadas supercomputadores.

Devido a sua natureza interdisciplinar e capacidade para tratar grandes quantidades de dados e proceder a cálculos complexos, a HPC é fundamental para enfrentar muitos desafios na área de Ciência e Tecnologia.

Esta infraestrutura de computação de alto Desempenho ( High Performance Computing – HPC ) visa prestar serviços as instituições de investigação com necessidades especificas de processamento de dados de grandes capacidades assim como apoiar estudos científicos e simulação de modelos em diversas áreas de intervenção das instituições de investigação membros da MoRENet.